Arranha-Céu: Coragem Sem Limite é o duro de matar da vertigem
Demorou mas saiu! Faz um certo tempo que este que vos escreve assistiu ao filme, mas por conta de projetos paralelos aqui no site as notícias estão demorando um pouco pra sair.
Dwayne Johnson é sem sombra de dúvidas uma ator com imenso carisma e agora estreia o seu próprio Duro de Matar, no papel de um especialista em segurança que precisa salvar sua família no maior edifício do mundo, incendiado por criminosos.
A idéia de colocar um homem normal em desvantagem contra o mal (paramilitares sempre com tendência ao sadismo) e a física (fogo, tração, gravidade) coloca Johnson como uma figura muito mais sobrehumana do que Bruce Willis, algo que não se vê em filmes desse gênero: a perna mecânica do personagem.
Essa nova dinâmica tem a tendência de dar um ar de fragilidade ao ator, mas a idéia não funciona como deveria, uma vez que The Rock é tão robusto (especialmente na comparação com os chineses de Hong Kong, cenário do filme) que Arranha-Céu nunca deixa de ser uma experiência lúdica descolada da realidade.
O 3D funciona muito bem por conta do trabalho que o diretor Rawson Marshall Thurber fez trabalhando o elemento altura, que chega a causar uma certa vertigem no espectador, porém como nem tudo é perfeito ao passar do tempo esse é um recurso que passa a não funcionar mais pelo excesso de uso.
O que podemos concluir é que Arranha-Céu não é o melhor filme do gênero, mas tem uma fórmula que funciona bem talvez mais pelo carisma de Johnson, que é a maior atração do longa.
Aproveite e salve o Compilação Nerd em seus favoritos (CTRL + D) para depois não esquecer de nos visitar sempre que desejar, pois ficamos muito felizes quando você vem aqui outras vezes, sério ;)