Mesmo sendo apenas uma animação, Soul é aquele filme que nos coloca algumas perguntas na cabeça, como: Quem eu sou? Para onde vou? Por que estamos aqui?
Estas são algumas das perguntas que alguns de nós senão quase todos sempre nos fazemos desde o princípio dos tempos. A resposta a elas, é um desafio para a vida toda, mas Soul tenta passa uma mensagem de compreesão para essas questões.
A narrativa do longa conta a história de Joe, um músico frustrado, e sua incansável busca para realizar seu sonho de ser um grande músico, a animação se aproveita disso para introduzir os dilemas da vida às crianças, mas sem deixar de lado o humor e a inventividade que são marca registrada do estúdio.
Soul não é uma produção extremamente infantil, pois a morte de Joe nos primeiros minutos de filme mostra o devido sarcasmo da vida, mesmo sendo recheado de piadas e trocadilhos infantis, a moral da história pode ser aplicada a todas as idades.
Soul é recheado de um humor levemente ácido, e equilibra bem o tom fazendo com que a snimação seja levemente inserida em um tom mais adulto.
Se tem um pontinho mais ou menos é o fato de que a Pixar mais uma vez, se apóia na ideia de um personagem que precisa encontrar seu caminho de volta para casa, mas a forma como iss é contado é que deixa o longa emocionante, pois mesmo assim a Pixar entrega uma experiência sensorial, inovadora e que para os mais atentos transformadora, já que não é difícil se pegar pensando nas suas próprias escolhas depois de acompanhar a vida (e a morte) de Joe.
Aproveite e salve o Compilação Nerd em seus favoritos (CTRL + D) para depois não esquecer de nos visitar sempre que desejar, pois ficamos muito felizes quando você vem aqui outras vezes, sério ;)